No mês de Maio, festeja-se a chegada dos peregrinos a Fátima. Mas o que é a peregrinação? A peregrinação é uma jornada, de um devoto a uma determinada religião, a um local sagrado pela sua religião. Tem como principal objetivo e missão, um momento de encontro pessoal e comunitário com Deus.

A Dra. Carina Alves, médica podologista, sócia da clínica médica Head To Toe, e ela própria com experiência em peregrinação, fala sobre quais as informações úteis a ter em consideração aquando de uma peregrinação.

Antes:
– Jamais deverá percorrer este caminho sozinho. Procure integrar-se num grupo, e caso seja a primeira vez, deverá escolher um guia experiente e compreensivo.
– Antes de iniciar este percurso, deverá procurar o seu médico, confirmar que tem capacidade para chegar ao fim sem percussões piores.
– Deverá, antes 8 dias de iniciar o percurso, mergulhar os pés em água quente com sal, diariamente.
– Deverá treinar e preparar-se, a nível físico, com alguma antecedência.
– Cortar antecipadamente as unhas e procurar um podologista.

Durante:
– Deve ter em consideração e atenção a sua postura, devendo inclinar o corpo para a frente.
– Um dos principais aspetos a ter em consideração é o calçado, tendo em conta que todo os esforço físico é feito sobre os pés, desta forma, deverá usar calçado confortável, de preferência desportivo e com um número superior ao que usualmente calça. Os pés, jamais deverão estar apertados.
– As meias, preferencialmente, deverão ser de algodão e sem elásticos ou costuras. Em caso de as meias terem costuras, deverá virá-las do avesso. Deverá levar meias suplentes, uma vez que se aconselha a troca das mesmas, pelo menos, duas vezes por dia.
– Existem alguns objetos que deve ter sempre consigo, sendo que não se poderá esquecer que a bagagem deverá ser o mais leve possível. Ainda assim, o essencial a levar na sua mochila será sempre: chinelos, capa de chuva, colete refletor, protetor solar, garrafa de água, açúcar, frutos secos, batom para cieiro, chapéu, meias.
– O grupo deverá garantir um carro de apoio, onde deverão transportar os objetos mais pesados, que serão necessários no decorrer do dia, entre outros, mudas de roupa, agasalho para a noite, analgésicos e anti-inflamatórios, produtos de higiene pessoal, lanterna, entre outros.

Relembre-se que, sempre que possível, os peregrinos deverão recorrer a profissionais de podologia, a fim de estabilizar a higiene e saúde dos seus pés.

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?